• As diferenças entre profissionais de portaria e de recepção

    12 de junho de 2018

    A contratação de profissionais de portaria e de recepção pode causar muitas dúvidas em administradores de condomínios residenciais ou comerciais. Será que esses profissionais prestam o mesmo serviço? Ou qual deles é mais indicado para suprir a demanda necessária no seu empreendimento?

    Os funcionários e profissionais terceirizados são muito importantes para o funcionamento adequado de um condomínio e para a comodidade de todos os moradores, trabalhadores ou visitantes. Imagine o caos que seria um condomínio sem um profissional para controlar o acesso de pessoas?

    Neste artigo, veremos qual a diferença entre profissionais de portaria e de recepção. Confira.

    Portaria ou recepção?

    Será que você precisa contratar profissionais de portaria ou de recepção? A resposta para essa pergunta está nas atividades desenvolvidas por cada um desses serviços – e o conhecimento sobre as demandas atendidas por eles.  

    O serviço de portaria realiza o controle de visitantes e funcionários dentro de locais específicos, por meio do monitoramento e identificação do fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos. Já os recepcionistas recebem visitantes e funcionários, exercendo a função de atender e direcionar ligações, anotar recados, enviar e controlar correspondências, arquivar documentos, agendar reuniões, programar agendas, prestar apoio na organização, entre outras atividades.

    O primeiro passo para definir qual dos profissionais você precisa contratar é avaliar as necessidades do seu condomínio. Você necessita de um controle de acesso de pessoas para aumentar a segurança ou de um controle sobre documentos, correspondências e ligações? 

    Atribuições dos profissionais de portaria e recepção

    Para ajudá-lo a compreender melhor a diferença entre profissionais de portaria e recepção, veremos quais são as atribuições de cada um deles:

    Profissionais de portaria

    • Identificação de visitantes
    • Controle de acesso ao condomínio
    • Execução de rotinas de segurança
    • Recebimento de correspondências
    • Zelar pela ordem na portaria
    • Supervisionamento de manutenções
    • Atendimento via interfone

    Profissionais de recepção

    • Recebimento de visitantes e funcionários
    • Atendimento de ligações
    • Anotação de recados
    • Controle das correspondências
    • Responsabilidade sobre a agenda
    • Prestação de apoio na organização do empreendimento

    Controladores de acesso

    Além dos profissionais de portaria e recepção, também existem os que ficam responsáveis pelo controle de acesso quando há um sistema de portaria remota. Esses não ficam fisicamente no condomínio, mas controlam todo o acesso de moradores e visitantes através de câmeras – realizando a interação com os condôminos no recebimento de visitantes.

    Como encontrar os melhores profissionais?

    Agora que você conhece a diferença entre profissionais de portaria e recepção já está apto a buscar pelos melhores profissionais de acordo com as necessidades do seu condomínio, certo? A grande questão é como encontrar os prestadores de serviço mais competentes – que agreguem valor ao empreendimento.

    Uma ótima forma de garantir a qualidade na portaria ou recepção é a terceirização desses serviços. Em vez de recrutar e treinar um funcionário, você pode contratar uma empresa especializada na prestação desses serviços e contar com profissionais capacitados para o desempenho da função necessária.

    Você já conhecia a diferença entre profissionais de portaria e de recepção? Já considerou a terceirização desses serviços no seu condomínio? Conheça os serviços prestados pelo Grupo M&S!