• Como aplicar a sustentabilidade no condomínio?

    24 de outubro de 2018

    Aplicar o conceito de sustentabilidade no condomínio pode gerar diversos benefícios para os moradores. Além de ter um efeito menos nocivo para o meio ambiente, essas práticas também podem ajudar a reduzir gastos, aumentar a qualidade de vida dos condôminos e iniciar atividades de integração entre todos.

    Imagine um condomínio que consegue implementar um sistema de reaproveitamento de água. Seria possível reduzir os gastos com o consumo de água e evitar o desperdício de vários litros de água todos os meses. Certamente é algo que todos os moradores gostariam, não é?

    Neste artigo veremos algumas dicas para aplicar a sustentabilidade no condomínio. Confira.

    Dicas para aplicar a sustentabilidade no condomínio

    Não é preciso realizar grandes investimentos e nem tornar todo o seu condomínio sustentável para começar a aplicar os conceitos de sustentabilidade. Com uma pequena ação por vez, você consegue transformar aos poucos as rotinas adotadas pelos moradores. Veja algumas ideias que podem ser aproveitadas no seu condomínio:

    Coleta seletiva de lixo

    Uma das ações mais simples de sustentabilidade no condomínio é a coleta seletiva de lixo. Para colocar isso em prática será necessário apenas criar ações de conscientização para a separação do lixo e instalar compartimentos distintos para lixos secos e orgânicos.

    Depois de instalados os coletores de lixo específicos para materiais recicláveis, o seu condomínio pode fazer uma parceria com uma empresa especializada em reciclagem para o recolhimento e tratamento do lixo – o que pode gerar um retorno financeiro para o condomínio.

    Sistemas de reaproveitamento de água

    Outra forma de aplicar a sustentabilidade no condomínio é através da redução do consumo de água. Com o uso de cisternas para a captação da água da chuva é possível aproveitá-la para fazer a limpeza do pátio ou regar os jardins do condomínio, por exemplo.

    Substituição de correspondências por mensagens eletrônicas

    Reduzir o consumo de folhas de papel também é uma ótima forma de aplicar a sustentabilidade no condomínio. Com a popularização dos dispositivos móveis, você pode substituir as correspondências internas com avisos para os moradores por mensagens eletrônicas – simplificando a comunicação e diminuindo o uso de papel.

    Iniciativas de colaborativismo para reduzir o consumo individual

    Uma ótima forma de reduzir o consumo de recursos é criando iniciativas colaborativas – em que todos podem contribuir e sair ganhando da relação. Por que não criar uma biblioteca comunitária para os moradores do condomínio? Ou então criar uma horta que todos podem ajudar a cuidar e aproveitar os legumes e frutos?

    Instalação de placas de energia solar

    É cada vez mais acessível instalar placas de energia solar, que é uma fonte sustentável de energia. Essa medida garante uma redução no consumo de energia elétrica para os moradores – podendo gerar uma diminuição bastante expressiva na conta de luz, de acordo com a quantidade de placas instaladas.

    Busque a colaboração de todos!

    Inspire-se nas iniciativas de colaborativismo para incentivar que todos os moradores contribuam com as medidas sustentáveis – seja adotando melhores práticas no dia a dia ou dando boas ideias que podem ser aplicadas para o bem de todos.

     

    Você já aplica iniciativas de sustentabilidade no condomínio? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!