• Como melhorar a comunicação no condomínio?

    26 de dezembro de 2018

    Facilitar a comunicação no condomínio é muito importante para evitar conflitos e aumentar a tranquilidade dos moradores. Grande parte dos atritos acontece pelas falhas na comunicação – que podem ser evitadas com algumas ações muito simples do síndico.

    Imagine que um morador não saiba que é proibido estacionar o seu carro fora da garagem para descarregar as compras – ficando no caminho de outro morador que está saindo de casa. Esse pequeno acontecimento pode gerar um grande atrito e afetar a qualidade de vida dos moradores, não é? Com uma boa comunicação esse problema poderia ter sido evitado.

    É possível melhorar a convivência entre todos e aumentar a satisfação em morar no condomínio quando as informações são bem divulgadas e os moradores são incentivados a conversar. A organização no momento de se comunicar faz toda a diferença.

    Veremos ao longo deste artigo algumas dicas que você pode aplicar para melhorar a comunicação no condomínio. Confira.

    Como melhorar a comunicação no condomínio?

    Melhorar a comunicação no condomínio é um grande desafio para muitos síndicos. Porém, as ferramentas estão à disposição – basta saber como utilizá-las adequadamente. Veja como você pode facilitar a troca de informações dentro do seu condomínio:

    Defina um padrão de comunicação

    A comunicação no condomínio fica mais fácil quando os moradores sabem exatamente como recebem as informações. Uma ótimo exemplo disso é a fixação de um quadro de avisos nas entradas dos blocos. Se todos possuem conhecimento desse espaço para a transmissão de informações, podem ficar sempre de olho nas novidades.

    Explore os pontos de circulação

    Outra forma de facilitar a entrega de informações para os moradores é explorar os pontos de maior circulação. Um aviso sobre a manutenção das piscinas que é colado nos elevadores garante que todas as pessoas assimilem a informação e estejam preparadas para essa situação. Trata-se de uma ótima forma de garantir que todos realmente leiam as comunicações.

    Utilize o livro de ocorrências

    Apesar de parecer antiquado, o livro de ocorrências ainda é a forma mais eficiente de registrar as reclamações dos moradores. Além de permitir que o síndico possa resolver os conflitos, essa também é uma ótima maneira de entender melhor as principais insatisfações dos condôminos – trabalhando para a prevenção no futuro.

    Aproveite as reuniões

    As reuniões são os momentos em que todos os moradores estão reunidos para debater os assuntos mais importantes relacionados ao condomínio. Portanto, é a oportunidade perfeita de transmitir recados e informar sobre eventos que acontecerão nas próximas semanas – dando a chance para que os condôminos opinem sobre as questões.

    Use a tecnologia

    O grande trunfo dos síndicos para melhorar a comunicação no condomínio é o uso correto da tecnologia. Existem diversas ferramentas digitais que possibilitam a troca de informações em tempo real – tornando mais prático e simples o envio de mensagens para os moradores.

    Seja em um grupo no Whatsapp ou no Facebook, todos os moradores podem receber notificações das mensagens enviadas pelo síndico. Além disso, esse espaço também pode ser utilizado para a comunicação entre os próprios moradores – como para combinar uma confraternização, pedir indicações de serviços ou resolver situações pontuais.

     

    Você gostou das dicas para melhorar a comunicação no condomínio? Como você costuma lidar com essa questão? Deixe o seu comentário!