• Gerenciamento de terceirizadas no condomínio: como fazer?

    21 de agosto de 2018
    Gerenciamento de terceirizadas

    Realizar a contratação de empresas terceirizadas no condomínio é a solução encontrada por muitos síndicos para aumentar a eficiência das atividades necessárias para a segurança e o bem-estar de todos. Apesar dos benefícios dessa decisão, realizar o gerenciamento do trabalho pode ser um grande desafio.

    Os funcionários fornecidos pela empresa terceirizada não estão subordinados diretamente ao condomínio, o que gera muita confusão no momento de planejar as atividades. Você já se perguntou até que ponto deve interferir nos serviços prestados? E como pode avaliar os resultados obtidos pelos profissionais?

    O gerenciamento adequado de terceirizadas no condomínio pode ser determinante para alcançar os melhores resultados. Veja, neste artigo, como você pode dominar essa rotina.

    A importância do gerenciamento de terceirizadas no condomínio

    Está nas mãos do síndico realizar a gestão de um condomínio para criar o melhor ambiente para todos os condôminos – o que inclui a execução de reformas, novas instalações, gestão financeira, cumprimento de exigências legais, contratação de funcionários ou terceirização dos serviços.

    Por conta de todas as vantagens da terceirização dos serviços – que vão desde a melhoria da qualidade do serviço prestado até a redução de custos -, essa é uma solução cada vez mais comum nos condomínios. Porém, é preciso ter a consciência de que o gerenciamento adequado desses serviços também faz parte das atribuições do síndico.

    Veja quais são os principais aspectos que merecem a sua atenção no gerenciamento de terceirizadas no condomínio:

    • Definição dos serviços necessários. Quais profissionais o seu condomínio precisa? É possível terceirizar as atividades de portaria, limpeza da piscina, jardinagem, zelador, ascensorista, limpeza do condomínio, entre outras.
    • Quantidade de profissionais. Quantos profissionais são necessários para suprir as necessidades do condomínio? Essa também é uma definição muito importante – que afeta diretamente nos custos envolvidos na terceirização.
    • Atribuições esperadas. O que você espera dos profissionais terceirizados? É preciso ter isso bem claro e informar para a empresa contratada desde o primeiro contato.
    • Gestão das atividades. Depois de iniciadas as atividades terceirizadas, toda a gestão dos serviços deve ser feita pelo síndico.
    • Avaliação do serviço. Certamente, você busca por profissionais que prestem um serviço de ótima qualidade, não é? Para garantir isso, monitorar o serviço e avaliar o desempenho dos profissionais é muito importante.
    • Feedback dos moradores. O feedback dos moradores em relação aos profissionais terceirizados é essencial para garantir a satisfação de todos.

    Dicas para fazer um bom gerenciamento do trabalho

    Fazer um bom gerenciamento de terceirizadas no condomínio é muito complicado quando não se tem parâmetros a serem seguidos, não é? Para cobrar um serviço de qualidade, você precisa saber o que realmente espera dos serviços prestados pelos profissionais.

    Confira algumas dicas para acertar no gerenciamento dos serviços terceirizados:

    • Saiba o que você pode exigir dos profissionais. O primeiro passo para acertar no gerenciamento de terceirizadas no condomínio é saber exatamente o que você pode exigir de cada um dos profissionais – o que é definido no momento da contratação da empresa terceirizada.
    • Invista na qualidade da comunicação. A comunicação é a base para que o serviço prestado seja de qualidade. Procure deixar claro o que você espera de cada um dos profissionais e crie uma boa relação para estimular o diálogo.
    • Defina metas de performance. Apesar de o condomínio não ter um foco em produtividade (como uma empresa comercial), definir algumas metas a serem cumpridas pelos profissionais terceirizados pode ser uma ótima forma de medir o seu desempenho.
    • Faça avaliações do serviço. Crie uma rotina de fazer avaliações e ouvir a opinião dos outros moradores periodicamente para encontrar pontos que podem ser melhorados na prestação dos serviços.
    • Acerte na escolha da empresa terceirizada. Os bons resultados na terceirização começam na escolha de uma empresa de qualidade – que fornece profissionais capacitados e prontos para suprir as necessidades do condomínio.

    Quais serviços o seu condomínio já terceiriza? O que você achou das dicas para fazer o gerenciamento de terceirizadas no condomínio? Deixe o seu comentário e até a próxima.