• Mercado de segurança eletrônica cresce e portaria remota deve alavancar setor

    13 de maio de 2020

    O mercado de segurança eletrônica está em constante evolução no Brasil, com previsão que alcance, em 2020, a margem de 12% de crescimento. E entre as principais tendências desse setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), é a implementação da Portaria Remota, sistema de monitoramento virtual em que uma central à distância controla o fluxo de entrada e saída do condomínio, por meio de câmeras de vigilância, portões eletrônicos e sistemas de biometria. Estudos da Abese, divulgados no final de fevereiro, mostram um crescimento esperado de 30% para esse segmento.

    No Brasil, cerca de 300 mil condomínios já adotaram a tendência. A Safer Portaria Remota é referência desse serviço na Baixada Santista e, segundo o CEO da empresa, Raphael Vinholes, o motivo da maior aderência é a combinação de mais segurança e economia. “Este tipo de sistema chega a custar até 70% menos que uma portaria tradicional e gera uma economia de 50%, em média, nos custos gerais do condomínio. Em alguns casos já observamos uma redução de até 70%”, explica.

    Através da Safer, o morador utiliza um controle de acesso, via aplicativo de celular, que permite sua passagem de forma rápida. No caso de visitante, quando ele aciona o interfone, um sinal é enviado diretamente do condomínio para a empresa. O atendente fala com o visitante e o vê pelo circuito de câmeras. A partir deste momento, o atendente entra em contato com o morador, que, mesmo se estiver fora de casa, poderá autorizar ou não a entrada do visitante.

    Uma das grandes vantagens de segurança da Safer Portaria Remota é o controle anti-clonagem. Outro destaque é a função alerta de carona, cuja central é comunicada caso algum intruso aproveite sua entrada no condomínio para invadir. Caso haja uma situação de risco, o morador também pode acionar a empresa de segurança (pânico silencioso) através dos controles de acesso.

    “Nosso sistema leva comodidade, economia e bem-estar para todos os moradores, visitantes e funcionários, que têm maior domínio sobre a segurança do condomínio. Utilizamos um hardware e software com instalação rápida e que não requer conexão com a internet. O controle de acessos é feito de maneira prática e acessível de qualquer lugar”, enfatiza Raphael Vinholes.

    Geração de empregos

    Considerado uma das principais tendências em segurança eletrônica, o mercado de portaria virtual, que deve crescer 30% este ano, ao contrário do que é muito comentado, tem sido um exemplo de geração de empregos, tanto para a área de TI como de atendimento.

    Segundo levantamento realizado pela Abese, em 2019, 34,5% das empresas de segurança realizaram a requalificação dos porteiros para as áreas de atendimento, assistentes de manutenção, operadores remotos, seguranças, ou até mesmo para compor portarias híbridas – que operam com o profissional junto ao sistema remoto.

    “A Abese entende que as portarias remotas têm gerado novas oportunidades de emprego e aprendizado aos profissionais dos condomínios. Muitas empresas do setor de segurança eletrônica têm contratado porteiros para trabalharem em centrais de videomonitoramento, além de outras ofertas de trabalho para atividades pertinentes ao atendimento, ao monitoramento externo, instalações de sistemas, desenvolvimento de softwares, entre outras funções”, afirma a presidente da Abese, Selma Migliori.

    É importante ressaltar que o crescimento na procura por Portarias Remotas também aquece o mercado de tecnologias complementares, como internet, geradores de energia, infraestrutura, entre outras.

     

    Sobre o Sistema Safer

    A Safer Portaria Remota é um sistema do Grupo M&S Terceirização e Serviços, que atua no gerenciamento e na administração de atividades terceirizadas. Atualmente a Safer está presente em dezenas de condomínios na Baixada Santista, e projeta expansão para outras regiões do país.

     

    Sobre a M&S Terceirizações e Serviços

    A M&S Terceirizações e Serviços atua no gerenciamento e na administração de atividades terceirizadas. Com disponibilidade para atendimento em todo o Brasil, oferece um serviço personalizado e de alta qualidade. Sua equipe, composta por profissionais especializados, oferece soluções em terceirização para os setores de comércio, indústria, residência, shopping, academia, hotel, porto, clínicas, hospitais, entre outros. O apoio é 24 horas, abrangendo uma equipe altamente capacitada.