• O que inclui o serviço de manutenção predial?

    29 de agosto de 2017

    O serviço de manutenção predial é considerado cada vez mais essencial para os condomínios. Da mesma forma que você precisa realizar manutenções em seu carro para que ele continue funcionando da melhor forma, o síndico também precisa proporcionar isso ao condomínio para que ele esteja sempre em ordem.

    Toda a estrutura do condomínio precisa de reparos para que consiga atender ao seu propósito e satisfazer os condôminos. Isso vale desde para as rotinas mais triviais, como a limpeza da piscina, quanto para aspectos vitais – como a estrutura física da edificação.

    São várias as atividades inclusas no serviço de manutenção predial, divididas entre preventivas e de reparos, cujo principal objetivo é assegurar condições de segurança, conservação, limpeza e qualidade ao condomínio – tornando a experiência de todos os moradores mais agradável.

    Mais quais as atividades estão inclusas no serviço de manutenção predial? É isso o que veremos neste artigo. Confira!

    Serviços elétricos e hidráulicos

    Os serviços elétricos e hidráulicos se referem à manutenção de toda a rede elétrica e de encanamentos de um condomínio. Por conta da complexidade da estrutura de um edifício – que é muito maior do que uma casa, por exemplo – esses serviços são constantemente necessários.

    Imagine só o problema causado por um vazamento de água em um apartamento no quinto andar. As chances de que ele tenha um impacto nos apartamentos do quarto andar são muito grandes se o problema não for resolvido em tempo.

    Zeladoria

    A zeladoria é responsável por intermediar as decisões da administração do condomínio e a execução dos serviços contratados. A rotina de fiscalização de todas as áreas do condomínio é fundamental para que os potenciais problemas sejam resolvidos de forma preventiva.

    Sistema de segurança

    O sistema de segurança de um condomínio é essencial para evitar a ação de pessoas mal intencionadas e transmitir segurança aos condôminos. Dentro desse aspecto estão inclusos os serviços de portaria, cerca elétrica, monitoramento por câmeras ou sistemas mais avançados, como a portaria remota.

    Manutenção de áreas comuns

    Neste ponto, está concentrada grande parte das tarefas executadas pelo serviço de manutenção predial. A manutenção das áreas comuns inclui os serviços de limpeza, jardinagem, limpeza da piscina e outros reparos necessários nos locais utilizados por todos os moradores do condomínio.

    Reparo de equipamentos

    Além da manutenção das áreas comuns, os equipamentos também merecem uma grande atenção do serviço de manutenção predial. Se você é síndico de um edifício com vários andares, deve imaginar o caos que seria ficar sem elevador durante alguns dias. Os moradores do 12º andar certamente ficariam bem insatisfeitos.

    Portanto, a rotina de reparo se torna vital para manter a harmonia entre os condôminos e evitar situações problemáticas.

    Qualidade da estrutura também é um serviço de manutenção predial

    Por fim, o serviço de manutenção predial também precisa verificar a capacidade funcional da edificação. Ou seja, será que a estrutura física do prédio continua segura? É necessário realizar algum reparo para prolongar a vida útil da construção e evitar acidentes?

    Um edifício é uma estrutura física que sofre deterioração com o passar do tempo. Por isso, é tão importante verificar, periodicamente, as condições atuais de toda a construção – principalmente em prédios mais antigos e que já apresentaram algum tipo de problema relacionado a esse aspecto.

    Você já conhecia as atividades inclusas no serviço de manutenção predial? O conteúdo deste artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário e até a próxima.