• Por que terceirizar o serviço de portaria?

    05 de setembro de 2017

    Será que é uma boa ideia terceirizar o serviço de portaria do seu condomínio? Ou lidar diretamente com os funcionários ainda é a melhor opção? Essa é uma dúvida muito comum entre os síndicos, que precisam colocar todos os fatores envolvidos nessa escolha na balança e avaliar o que é melhor para os condôminos.

    Apesar de muitos síndicos ainda oferecerem resistência a essa ideia, terceirizar o serviço de portaria vem se mostrando a alternativa mais eficiente para garantir a segurança do condomínio. São diversos os fatores que apontam para um ganho na qualidade do serviço e nos resultados apresentados.

    Veremos, neste artigo, o porquê terceirizar o serviço de portaria é a melhor solução para o seu condomínio. Acompanhe.

    Mão de obra especializada

    A contratação de uma empresa especializada nos serviços de segurança garante uma mão de obra mais qualificada. Em vez de você se preocupar com as competências dos porteiros que contrata, certamente, a empresa já realiza uma triagem e capacita todos os seus funcionários para que o serviço executado seja de qualidade.

    Isso acaba com a desconfiança que você pode ter em relação aos porteiros contratados, e, se houver qualquer complicação com um dos funcionários terceirizados, basta que você entre em contato com a empresa para solicitar a substituição.

    Aumento da segurança ao terceirizar o serviço de portaria

    A consequência direta de terceirizar o serviço de portaria e confiá-la a uma mão de obra qualificada é o aumento da segurança em todo o condomínio. Ao contar com profissionais bem treinados tomando conta da portaria, as chances de falhas são reduzidas drasticamente e toda a estrutura tende a funcionar da melhor forma.

    Redução de encargos trabalhistas

    A contratação direta de funcionários para trabalhar na portaria requer que o condomínio lide com diversos aspectos trabalhistas – incluindo arcar com os encargos que incidem sobre a contratação de um funcionário. Ao terceirizar o serviço de portaria, esses encargos deixam de ser um problema.

    Contratar uma empresa para fornecer profissionais que executem o serviço de segurança funciona de modo muito semelhante a qualquer outra contratação de serviços: é definido um valor pela sua prestação e é isso que você deve pagar – ou seja, não existe um envolvimento com o recolhimento dos encargos trabalhistas dos funcionários.

    Desencargo do gerenciamento de funcionários

    Outra grande vantagem de terceirizar o serviço de portaria é ficar dispensado de gerenciar pessoalmente os profissionais que ficam responsáveis pela segurança. Nada de combinar folgas, agendar férias ou orientar sobre todas as atribuições que eles devem realizar. Tudo isso fica a cargo da empresa que você contratar.

    Isso quer dizer que você terá mais tempo para dedicar a outras atividades sem precisar se preocupar com a qualidade do serviço prestado na portaria do condomínio.

    Possibilidade de cobertura e folgas

    Lidar diretamente com os funcionários pode ser uma tarefa bem estressante para o síndico. É preciso coordenar a disponibilidade de todos e encontrar formas para que a sua portaria esteja sempre protegida. Os pedidos de folga e combinações para cobertura passam a fazer parte da sua rotina.

    Terceirizar o serviço de portaria acaba com essas situações. O condomínio paga para ter sempre um porteiro à disposição e quem tem o dever de se certificar que isso aconteça é a empresa contratada. Todas essas questões que poderiam se tornar uma dor de cabeça para a gestão do síndico são resolvidas pela empresa prestadora do serviço.

    Você já conhecia todos esses benefícios ao terceirizar o serviço de portaria? Como lida com essa questão no seu condomínio? Deixe o seu comentário e até a próxima.