• Qual a melhor forma de fazer comunicados para o condomínio?

    26 de setembro de 2018

    Os comunicados para o condomínio são fundamentais para manter todos os moradores informados sobre as novidades ou situações imprevistas no condomínio. A piscina ficará interditada por dois dias para limpeza? Ou, então, o elevador não deve ser utilizado até que passe por uma revisão? Esses são alguns exemplos de informações que precisam ser transmitidas a todos de forma prática.

    Entretanto, muitos síndicos enfrentam dificuldades para garantir que as mensagens realmente cheguem a todos os moradores. Será que é mais eficiente utilizar um quadro de avisos ou enviar mensagens SMS para todos? Essas são algumas dúvidas comuns na administração de um condomínio.

    Para garantir a efetividade em informar todos os moradores, veremos, a seguir, qual é a melhor forma de fazer comunicados para o condomínio. Confira.

    As principais formas de fazer comunicados para o condomínio

    Com a introdução da tecnologia no dia a dia, surgiram diversas novas formas de fazer comunicados para o condomínio, não é? Dentre os principais canais de comunicação que você pode explorar para entregar as informações necessárias a todos os moradores, estão:

    Quadro de avisos

    A forma mais tradicional de fazer comunicados para o condomínio é com a utilização de um quadro de avisos, que deve estar fixado em um local de grande circulação e fácil visualização por todos os moradores. Quando houver uma nova comunicação a ser feita, basta imprimir uma folha com as informações a serem transmitidas e fixar no quadro.

    Elevador

    O elevador é uma alternativa ao quadro de avisos. A sua utilização é muito semelhante, mas o quadro é substituído pela comunicação colada dentro do elevador – que é um local pelo qual grande parte dos moradores passa diariamente.

    Mensagem SMS

    Outra forma de entregar comunicados para o condomínio é enviar mensagens SMS para todos os moradores. Trata-se de uma maneira de garantir que todos os condôminos realmente receberão as informações necessárias.

    Grupo no Whatsapp

    O uso de um grupo no Whatsapp torna ainda mais fácil a entrega dos comunicados pelo celular. Porém, é preciso ter cuidado para que o grupo não perca a sua finalidade e os comunicados fiquem perdidos em meio a outras mensagens.

    Redes sociais

    Muitos condomínios já utilizam as redes sociais para facilitar a comunicação entre os moradores. Com o uso de um grupo no Facebook, pode-se estimular a interação dos moradores e transmitir os comunicados necessários.

    E-mail

    Ainda explorando a tecnologia, é possível fazer o envio de e-mails com os comunicados para o condomínio. Uma das vantagens dessa forma de comunicação é a possibilidade de consultar quais mensagens realmente foram abertas pelos moradores.

    Circular

    A circular é uma forma de comunicação mais formal em que são enviadas cartas para os moradores do condomínio. Geralmente, as mensagens enviadas dessa forma têm um teor mais importante ou urgente.

    Reuniões e assembleias

    Para resolver situações problemáticas ou discutir novas ações, os síndicos podem convocar reuniões ou assembleias entre os moradores para abordar uma pauta já definida.

    Qual é a melhor forma de fazer comunicados?

    Mas então, qual dessas é a melhor forma de fazer comunicados para o condomínio? A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores – como o assunto tratado na comunicação, a sua importância para os moradores e os principais meios de comunicação acessados pelos condôminos.

    Nos condomínios em que grande parte dos moradores já possui idade avançada e não tem muito contato com a tecnologia, não faria sentido investir em redes sociais ou em grupos no Whatsapp, não é? Por outro lado, em outros condomínios, a combinação entre a tecnologia e as formas mais tradicionais de comunicação pode funcionar muito bem.

    Como você costuma lidar com os comunicados para o condomínio? Gostou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima.